Elo

Organização de Apoio à Adoção

Adoção Tardia e Religião

Adoção Tardia e Religião

Adoção Tardia e Religião

Muitas pessoas ao adotarem uma criança maior esperam que ela venha neutra, ou seja, que só pelo fato de ter uma família chegue se adaptando à tudo, perdendo a individualidade que já é dela.
Não é assim que acontece. Muitos chegam com religião da família biológica ou que tinham no abrigo. No caso das minhas, o abrigo era mantido por uma igreja evangélica e elas iam ao culto; antes disso na família que as devolveram eram mórmons. Nós somos espiritas e inclusive a escola que iríamos coloca-las seria espírita.
Como em casa a religiosidade sempre foi algo natural, sem imposições, a adaptação se deu aos poucos: começaram indo às atividades infantis no centro, depois conosco nas práticas de caridade… quando perguntavam algo que era diferente na igreja que iam eu respondia e deixava claro que tudo seria escolha delas; iam na igreja evangélica com a tia e a madrinha, mas obviamente que a maior parte do tempo participavam das atividades no centro conosco.
Aos poucos puderam perceber o que queriam e até hoje vão no centro pq querem, gostam da evangelização infantil espírita e se identificaram com a doutrina.
Mas caso quisessem ou um dia queiram ir em outra religião, jamais terão impedimento.
O conselho que dou é que quem tem uma religião e a criança chega com outra tenha paciência e tolerância. Mostre a religião e os valores morais aos poucos, sem estresse. Isso não se impõe, e a criança chega muitas vezes sem base, sem referência de nada na vida, porém com alguma bagagem própria. Não trate o assunto com alarde, tenha paciência que tudo vai se ajeitando. Às vezes não vai ser em uma semana, um mês, mas aos poucos a criança se integra.
Oremos: Saravá, Amém, Salaam Aleikum, Axé, Namastê, Hosana, Eledá, Assim seja!

 

Por Bia Rocha

Mãe por Adoção

Campo Grande

eloadocao

DEPOIMENTOS

No description. Please update your profile.

You must be logged in to post a comment

Gostou?Então compartilhe :)

%d blogueiros gostam disto: