ESPECIAL: FALANDO SOBRE DEVOLUÇÃO

ESPECIAL: FALANDO SOBRE DEVOLUÇÃO

ESPECIAL: FALANDO SOBRE DEVOLUÇÃO

Diante do aumento significativo nas devoluções de crianças e adolescentes na Adoção, faz-se necessário falar incessantemente sobre o assunto. A banalização e a falta de informação fazem com que crianças e adolescentes levem consigo novos traumas somados aos já pré-existentes. Crianças e adolescentes não se sentem seguros e assim testam limites, tentam se encaixar, mas enfrentam seus medos mais profundos de fracasso, de se sentirem culpados por terem sido acolhidos e afastados dos genitores, medos de não atingirem o esperado por seus Pais, agora na caminhada da Adoção. Importante que tenhamos também outra visão: quem são os Pais que devolvem esses filhos? – o que poderia ter sido feito para que essas devoluções não ocorressem? – os pais estão abertos a procurar auxilio para superar as rejeições, os testes, as birras e enfrentamentos? – como se sentem esses pais, o que os levou a tomar essa atitude? Quando ocorrem as devoluções ou a desistência da adoção, os pais enfrentam também sozinhos todo o peso dessa adoção sem sucesso, a culpa e também a frustração. A ELO – Organização de Apoio a Adoção, traz uma série de textos falando sobre DEVOLUÇÃO, que serão divulgados nos próximos 06 dias ininterruptamente, e conta com a contribuição de diversos parceiros nesta caminhada.
Confira o cronograma abaixo e fique atento as postagens!

07/03/2017 –  Porque as Crianças são devolvidas? Por Iara Bravo, Psicóloga Clínica e Perita;

08/03/2017 – Adoção Tardia: Amor Incondicional. Por Lizianne Cenci, Psicóloga e mãe por Adoção;

09/03/2017 – A devolução na Adoção Tardia – Culpa de quem? Por Lizianne Cenci – Psicóloga e mãe por Adoção;

10/03/2017 -Devolução na adoção: é preciso navegar para além da tempestade. Por Juliana Gomes Fiorott – estudante de Psicologia;

11/03/2017 – Adoção e devolução – Por Viviane W. Lencina, Mãe por adoção.

12/03/2017 – Devolução de crianças na adoção – Por Fernanda Massatelli Rodrigues, Psicóloga e mãe por adoção.

Esta explanação sobre um tema tão complexo e extremamente atual se faz necessária em todas as frentes, indiferente se estamos nos habilitando, aguardando a ligação, já com nossos filhos, ou vivenciamos uma devolução, assim, deixamos em aberto, para novas contribuições textuais, depoimentos de histórias vividas e até mesmo esclarecimento de dúvidas, nosso email: [email protected], colocando no campo assunto: DEVOLUÇÃO. Cabe a nós, Pais, nos prepararmos para a adoção, assim como procurarmos auxilio quando as demandas surgirem. Ler sobre os diversos focos que englobam a adoção, mesmo que o assunto nos traga algum desconforto, ou que aparentemente não nos sirva naquele momento, e principalmente participar de grupos de apoio presenciais e virtuais. Aqui deixamos alguns livros como indicação sobre o tema:

– Adoção Tardia – Devolução ou Desistência de um filho? (Hália Pauliv de Souza);

– Devolução de crianças adotadas (Maria Luiza de Assis Moura Ghirardi);


– Adoção e Devolução – Resgatando histórias (Patrícia Jakeliny F. S. Moraes e Vicente de Paula Faleiras);

 

Por karen Boelter – Mãe por adoção e vice-presidente da Elo.

eloadocao

ARTIGOS

No description. Please update your profile.

You must be logged in to post a comment

error

Gostou?Então compartilhe :)

%d blogueiros gostam disto: