Elo

Organização de Apoio à Adoção

Buscando Elos: Busca Ativa

Buscando Elos: Busca Ativa

Buscando Elos: Busca Ativa


Quem Faz a Busca Ativa na Elo?
A Elo é um grupo de apoio à adoção que segue os princípios e regras sugeridas pela ANGAAD – Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção. Assim, nossa busca ativa é feita segundo suas regras que a fazem ética, moral e legal. A nossa busca ativa consiste no cruzamento dos dados dos habilitados participantes do nosso grupo com os das crianças que necessitam de adoções necessárias. Será adoção necessária aquela de crianças maiores de 7 anos, grupos de 3 ou mais irmãos de qualquer idade, crianças com deficiências físicas e/ou mentais. Crianças pequeninas, sozinhas e saudáveis não precisam da busca ativa pois as equipes técnicas das Varas da Infância e Juventude conselhem adotantes no seu próprio cadastro local. A busca ativa só é feita para crianças e adolescentes que não encontram adotantes em suas próprias comarcas. A busca ativa depende da solicitação ou aceitação da sua prática pelas Varas da Infância e Juventude responsável pelas crianças e adolescentes que necessitam de pais.
Qual custo?
Nenhum. Não há busca ativa sem prévia autorização da VIJ ou quando se faz quaisquer exigências de pagamento ou qualquer tipo de contraprestação por indicações de adotantes. Se isso acontecer, comunique imediatamente a ELO pois tomaremos as providências necessárias para que não volte a ocorrer.
Como fazem a busca?
Deixamos claro que o interesse da criança é o que nos move. Por isso é necessário que fique claro que não há qualquer pretensão de encontrar filhos para os habilitados e sim pais para as crianças que não estão encontrando adotantes em suas próprias comarcas.
Os grupos de apoio à adoção, autorizados a tanto, buscam entre seus membros ou na rede dos demais grupos de apoio à adoção do país, habilitados que tenham perfil compatível com o da criança para a qual se busca pais. Sendo encontrado habilitado nos grupos de apoio à adoção para determinada criança ou crianças, seus dados são solicitados e encaminhados imediatamente para a equipe técnica responsável que fará contato com os indicados. Após o repasse dos dados será a VIJ que dará andamentos aos procedimentos necessários para futura adoção, encerrando a atuação do grupo de apoio. Nosso papel será acompanhar nossos habilitados indicados na fase do pós natal da adoção. Ou seja, estaremos atentos e disponíveis para os momentos iniciais da adaptação da nova família à criança que chega, apoiando, auxiliando na compreensão dos testes e ajudando a garantir os direitos da nova família.

Como ELO divulga as crianças disponíveis na busca ativa e o resultado dessas buscas?
Por lei não é autorizada a divulgação de fotos das crianças que necessitam de adoção necessária. Assim, não divulgamos listas ou fotos em grupos ou redes sociais. Não trabalhamos dessa maneira. Da mesma forma que não divulgaremos números de adoções concretizadas através das buscas. Cabem as famílias posteriormente divulgar, caso queiram, como encontraram seus filhos. Prezamos pela qualidade e cuidado nas buscas e não pelo numero de buscas realizadas
Posso me cadastrar para busca ativa do Elo?

Leu atentamente acima e concorda com a forma que trabalhamos ? Se sua resposta for positiva, preencha o formulário abaixo. Se ainda tiver dúvidas entre em contato conosco no e-mail [email protected]